Qual o melhor carro para fazer drift do mundo? O Vauxhall Monaro tem um concorrente... E este é de peso!
O Lotus Omega/Carlton era um Opel Omega transformado pela Lotus. Pegando no Lotus Omega, a Lotus adicionou, no exterior, entradas de ar no capot, emblemas da Lotus em vez dos Opel, um kit estético mais agressivo (pára-choques, saias laterais, spoiler traseiro) e arcos das rodas mais largos para acolher umas jantes mais largas de 17''. No motor, manteve o motor Opel de 3 litros, mas modificou-o de modo a obter 3600cc. Adicionou dois turbos e assim obteve 380cv. Contudo, era necessária uma caixa de velocidades que aguentasse os 380cv, pelo que esta veio do Corvette ZR-1. O diferencial de deslizamento limitado veio do Holden Commodore. Usando partes de várias marcas, o resultado final foi surpreendente, já que o conjunto está perfeito. Só foram produzidos 950, pelo que os preços começam a aumentar à medida que este carro se aproxima dos 30 anos. Atualmente, este potencial clássico vale cerca de 20.000£.
O Lotus Carlton vai dos 0-100 km/h em apenas 5,2s, o que era fantástico comparado com os seus rivais BMW M5 (5,9s) e Mercedes 500E (6,2s). A velocidade máxima é de 285 km/h, fantástica se comparada com os rivais (limitados a 250 km/h).
Mas vamos deixar os factos e passar à questão principal: Como e conduzi-lo? Fantástico! Um carro sem ajudas onde o condutor tem que domar os 380cv e a traseira traiçoeira. Acelere a fundo se o semáforo ficar verde, e fica parado com os pneus a fumegar, mas acelere cautelosamente no limite, e sai disparado como uma flecha. Em curva, a traseira quer sempre fugir, pelo que este é um dos melhores carros de sempre para fazer drift. Foi um dos melhores carros em que já estive. Ainda que de fora pareça um tuning, a viagem vai ser tão divertida, que se vai esquecer que está num carro que já foi Opel!
(fotos retiradas de topgear.com)